Trabalho realizado por coaches chega a aumentar 88 por cento da produtividade

 

Estudo desenvolvido por pesquisadores do Baruch College constatou que organizações que possuem o acompanhamento de Coach, nos treinamentos oferecidos aos funcionários, aumentam 88% da produtividade. Para o professor da Faculdade Ruy Barbosa, em Salvador, Antônio Amorim, consultor organizacional com formação em Coaching, os coaches são lideres eficazes, que fazem perguntas pertinentes e dão apoio aos seus clientes. “Através desse auxilio, o próprio profissional pode descobrir as soluções necessárias para determinada situação. Porém, nem todo líder pode ser considerado um Coach”, explica Antônio.

Para a obtenção de resultados no processo é fundamental o entendimento do papel do Coach, que na tradução do inglês significa treinador. O Coach é um líder que tem como objetivo desenvolver ações para auxiliar o profissional na liberação do seu potencial e maximizar seu desempenho. Segundo Antônio Amorim, a primeira etapa para a realização do trabalho de Coaching é construção de uma relação de abertura e confiança, entre o Coach e o cliente. “A construção da visão, “bagagem de mão” e o plano de ação são as etapas seguintes. Na construção da visão, o propósito é sintetizado e a percepção é moldada para dar significado e poder a ação. A partir da visão de futuro é determinado o conteúdo da bagagem de mão, em que estão inclusos valores, atitudes, padrões de comportamento, forças e fraquezas. O plano de ação considera a visão dos resultados pretendidos, ações, competências em uso, pessoas envolvidas, prazos e agenda de acompanhamento”, explica Amorim.

Devido ao aumento da produtividade gerado pelo trabalho realizado pelos coaches, as organizações estão identificando a necessidade de preparar as suas lideranças para atuar no papel de líder-coach, que tem o compromisso de levar o outro ao “pódio”, com foco no desempenho e auto-estima. O Coach não é considerado cargo e sim comportamento.